LIMPEZA QUÍMICA E INIBIDORES PARA ÁCIDOS





KEBO NO BRASIL
UDO LÖW Comercial Ltda
E-mail : udolow@kebo.com.br
Tel: (11)  5097-6715
(11) 9941-7208
São Paulo - SP

 

 

 


PRODUTOS


LITHOSOLVENT 621

Aplicação e Propriedades


LITHSOLVENT 621 é uma formulação de inibidor de corrosão altamente eficiente para a proteção de materiais metálicos durante a limpeza química com ácido clorídrico e misturas de ácido clorídrico e fluorídrico a temperaturas de até 100°C. Graças a sua resistência a altas temperaturas LITHSOLVENT 621 é um inibidor excelente para limpeza química de evaporadores.

LITHSOLVENT 621 contém uma combinação de inibidores específicos e surfactantes especiais com alto efeito umectante. Uma umectação rápida das superfícies a serem limpas é assegurada reduzindo a tensão superficial.

Além disso, contaminações oleosas e gordurosas são emulsionadas e materiais sólidos insolúveis são dispersados.

A dissolução de incrustações e óxidos não é prejudicada pelo LITHSOLVENT 621.

LITHSOLVENT 621 inibe a corrosão em todos tipos de aço e ligas de cobre.

LITHOSOLVENT CS

Aplicação e Propriedades


LITHSOLVENT CS é uma formulação de inibidor de corrosão altamente eficiente para a proteção de todos os materiais usualmente aplicados em caldeiras e evaporadores durante a limpeza química com soluções ácidas ( ácidos sulfamico , fluorídrico, fosfórico e ácidos orgânicos ). A dissolução de incrustações não é prejudicada.

LITHSOLVENT CS inibe a corrosão de todos os tipos de aço e ligas de cobre. Soluções ácidas inibidas com LITHSOLVENT CS são usadas:

  1. Na limpeza química por recirculação ou imersão, com soluções de ácido fluorídrico para remover ferrugem, incrustações e magnetita (Fe3O4) de caldeiras, plantas de produção e tubulações.

  2. Na limpeza química de caldeiras, tubulações e evaporadores, com ácidos orgânicos.

LITHSOLVENT CS contém inibidores catiônicos e surfactantes não-iônicos. Uma umectação rápida das superfícies a serem limpas é assegurada reduzindo a tensão superficial e conseqüentemente o tempo de limpeza. Além disso são emulsionadas contaminações oleosas e as partículas de sujeiras são dispersas e facilmente removidas no enxágüe, que tem também efeito desinfetante.

Adição e Dosagem


Recomendamos preparar a solução de limpeza em um tanque separado e depois colocar no sistema.

Em geral a dosagem é de 2.5 kg LITHSOLVENT CS cada m3 de ácido diluído. O tempo do procedimento de limpeza não deve exceder 6 horas.

Depois da limpeza ácida, os equipamentos devem ser cuidadosamente enxaguados com água.


KEBOPLEX SC

Aplicação e Propriedades


Para intensificar e acelerar as operações de limpeza com álcalis.

KEBOPLEX SC é uma formulação específica que apresenta alta eficiência mesmo em dosagens muito baixas e em soluções alcalinas de até 30°Be (Aprox. 300g/l de NaOH).

O detergente surfactante contido no KEBOPLEX SC, umedece e penetra nas incrustações, emulsiona substancias oleosas e graxas (ex: ceras e resíduos de óleos) e dispersa as películas finas de sedimentos. A re-deposição e aderência nas superfícies de aquecimento são evitadas pelos dispersantes contidos no KEBOPLEX SC.

O uso de KEBOPLEX SC nas operações de limpeza em usinas de cana de açúcar tem comprovado o sucesso das seguintes vantagens.

A solubilização dos componentes das incrustações e outros compostos orgânicos inconvenientes (ex: ceras, proteínas e substancias gelatinosas), em soluções alcalinas é consideravelmente melhorada e acelerada.

Na limpeza alcalina com soluções de diferentes concentrações de NaOH e quando é adicionado 1 - 3 % de carbonato de sódio ( Na2CO3), os compostos de cálcio como oxalato de cálcio, sulfato de cálcio, etc., difíceis de dissolver, são transformados em compostos solúveis em ácido com a adição de KEBOPLEX SC, resultando numa diminuição do tempo de tratamento.

Na lavagem com água, os sedimentos desprendidos podem ser facilmente removidos, conseqüentemente reduzindo a necessidade de ácido na limpeza ácida subseqüente.

KEBOPLEX SC é igualmente efetivo e resistente às altas temperaturas e pode ser usado em concentrações alcalinas de até 30°Be (25 %).


KEBO DS

Aplicação e Propriedades


Para a prevenção de incrustações formadas em evaporadores na industria de açúcar de cana. KEBO DS é um polieletrólito de baixo peso molecular, livre de nitrogênio e fosfatos.

KEBO DS foi desenvolvido para manter em dissolução especialmente os íons de cálcio na presença de sulfatos, fosfatos e oxalatos do caldo em evaporação, em condições que normalmente causariam a precipitação dos agentes incrustantes.

Além de sua excelente capacidade de se ligar aos íons metálicos KEBO DS mostra boas propriedades dispersantes. KEBO DS tem a vantagem quando usado na industria de açúcar, pois não é volátil em altas temperaturas e é completamente resistente a hidrólise.

KEBO DS deve ser adicionado diluído ao caldo clarificado antes de entrar no evaporador por meio de bomba dosadora. Outros pontos de adição entre os corpos da evaporação podem ser determinados pelo nosso serviço técnico.